Histórico
A McKinlay foi fundada em 1903 pelo Sr. Thomas McKinlay, sob a denominação de McKinlay Schmidt & Cia. A razão social foi alterada em 1917 para McKinlay & Cia, e em 1933 para o nome atual de McKinlay S.A.
Desde essa época a empresa tem conquistado o mercado, pela excelente qualidade de suas entregas, pela pontualidade e pelo cumprimento de seus negócios!
Sr. McKinlay foi o primeiro presidente da empresa, sendo sucedido por Herbert Taylor, James Spencer Anderson e desde 1968 por Gilberto Michelini.
A ligação entre a McKinlay e a família Michelini, começou em 1944, quando o Sr. Dante Michelini foi convidado pelos ingleses, então proprietários da empresa, para abrir uma filial em Vitoria, cujo resultado foi um grande sucesso. Em 1º de fevereiro de 1946, seu filho, Gilberto Michelini começou a trabalhar na empresa. Com o falecimento do Sr. Dante em 1965, Gilberto assumiu a gerência até 1968, quando comprou o controle acionário da empresa, assumindo a Presidência.
Durante esses longos anos exportamos mais de 30 milhões de sacas de café para quase todo mundo, sempre com agrado dos nossos compradores. A título de curiosidade, lembramos que em 1946, Mckinlay S/A realizou uma das maiores transações de café em geral, vendendo de uma só vez 600.000 sacas para a Espanha! O Sr. Gilberto Michelini com 81 anos continua na presidência da empresa, trabalhando todos os dias, tendo como Trader e Diretor de Exportação o Sr. Dante Michelini Neto.
Apresentação
A McKinlay S/A, fundada pelo escocês Thomas Mckinlay, iniciou seus trabalhos ainda
no século retrasado por volta de 1892, com o nome de Pullen Schimidt & Cia., depois
passou a ser conhecida como McKinlay Schimidt & Cia.. Em 1917 mudou a razão social
para McKinlay & Cia. e finalmente McKinlay S/A em 1933.
O Brasil passou a fazer parte da história da empresa McKinlay S/A em 1944, quando
o brasileiro Dante Michelini, que época atuava em Santos (SP) foi convidado pelos
ingleses para abrir uma filial em Vitória (ES). Dante trouxe a família para as terras
capixabas e passou a exercer o cargo de gerente, cargo que ocupou até sua morte em
janeiro de 1965, quando foi sucedido pelo filho Gilberto Michelini.
Em 1968 a McKinlay S/A. foi negociada e vendida para Gilberto Michelini, que
atualmente é o principal acionista com 99.5%.
ALGUNS DADOS
Quantidade exportada em sacas de 60kg (Cecafé):
2006 – 090.434
2007 – 116.232
2008 – 120.666
2009 – 118.519
McKinlay S/A.
CNPJ: 33.179.714-0001/68
Responsabilidade Social
As transformações sócio-econômicas dos últimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é bem sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade. Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social.
A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é. portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.
Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, mas as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor performance nos negócios e, conseqüentemente, maior lucratividade.